PURE INCENSE': UM GUIA EM PROFUNDIDADE PARA oLEO DE FRANKINCENSE

Historia do oleo de olibanoBeneficios do oleo de olibanoExtraindo oleo de olibanoUsos do oleo de olibanoVariedades de oleo de olibanoContra-indicações para oleo de olibano

NA ESSÊNCIA ...
O oleo essencial de olibano é obtido a partir da resina seca e destilada da árvore do olibano, nativa de regiões especificas da África e do Oriente Médio.

O oleo de olibano recebe o nome do termo “franc encens”, que significa “incenso de alta qualidade” em francês. Considerado um “incenso puro”, period o mais desejável de todos os outros tipos de incenso.

Seu aroma potente pode ser descrito como amadeirado, terroso e picante com nuance frutado. Usado na aromaterapia, acredita-se que sua fragrância sedativa e reconfortante fortaleça e revigore o sistema respiratorio.

O oleo essencial de olibano contém propriedades que reduzem a sensação de ansiedade, estimulam o sistema imunologico e diminuem os sinais de envelhecimento, entre outras atividades demonstradas. Pode ser usado cosmeticamente, medicinalmente e para eliminar bactérias superficiais e aerotransportadas.

Mulheres grávidas e individuos com distúrbios hemorrágicos são alertados de que o olibano é um emmenagogo que tem efeitos de afinamento do sangue, o que pode aumentar o risco de sangramento irregular.


HISToRIA DO oLEO DE FRANKINCENSE
Boswellia carterii , comumente conhecida como olibano, é derivada da seiva branca leitosa secretada pela árvore de olibano. Depois que as gotas de seiva da árvore secam e endurecem em forma de lágrima na árvore ao longo de alguns dias, elas são finalmente raspadas e transformadas em oleo essencial.

A árvore Boswellia é nativa de regiões como a África e o sul da Peninsula Arábica. A fonte mais antiga e mais conhecida de olibano é o pais de Omã, que envia essa resina perfumada para regiões como o Mediterrâneo, india e China há milhares de anos. O nome da árvore vem do termo "franc encens", que significa "incenso de alta qualidade" em francês. “ Franc” é conhecido por significar “puro”, enquanto “ encens ” vem de uma palavra que significa “queimar”. Era, portanto, considerado um “incenso puro” e o mais desejável de todos os outros tipos de incenso. Seu aroma potente pode ser descrito como amadeirado, terroso e picante com nuance frutado. Para alguns, seu cheiro é comparável ao de alcaçuz.

A historia do uso do olibano tem raizes medievais e está intimamente ligada à queima em locais sagrados e rituais religiosos, pois era valorizado por seu aroma poderoso e pela fumaça branca que exalava quando queimado. Também era usado em perfumes, cosméticos como delineador, pomadas e métodos de mumificação egipcios. Hoje, ainda há usos diários para o olibano em muitas culturas, nomeadamente nas culturas somali, etiope, árabe e indiana. Acredita-se que sua fragrância trará boa saúde, limpará a casa e purificará as roupas. Na medicina ayurvédica, o olibano é conhecido como “dhoop” e é usado para curar feridas, aliviar a artrite, equilibrar os hormônios nas mulheres e purificar o ar.



BENEFiCIOS DO oLEO DE FRANKINCENSE
Os principais constituintes quimicos do oleo essencial são Limoneno, Pineno, Borneol, Farnesol, Felandreno, Mirceno e outros constituintes. Limoneno demonstra propriedades antioxidantes, antiinflamatorias e antifúngicas. Acredita-se que ele reduz os sentimentos de ansiedade e estimula o sistema imunologico. O pineno é conhecido por fortalecer e revigorar o sistema respiratorio e tem propriedades diuréticas com base em evidências empiricas. Borneol contribui com propriedades tônicas, anestésicas, sedativas e antiespasmodicas para este oleo. O farnesol é o componente que permite a este oleo reduzir os sinais de envelhecimento do utilizador, suavizando o aspecto das rugas e aumentando a elasticidade da pele.

Usado topicamente e cosmeticamente, suas qualidades adstringentes e citofiláticas ajudam o oleo de olibano a reduzir o aparecimento de rugas e imperfeições da pele, como descoloração. Estimula o crescimento de novas células, portanto, quando utilizado em cortes, promove uma cicatrização mais rápida.

Usado na aromaterapia, o olibano funciona como expectorante para limpar a passagem nasal, promover o alivio da congestão e estimular a respiração fácil. Seu aroma doce e amadeirado é sedativo e melhora o humor, diminuindo a sensação de estresse e ansiedade, enquanto melhora a concentração e a memoria.

Usado medicinalmente, este oleo antiinflamatorio é conhecido por acalmar a pele inflamada, reduzindo as sensações de vermelhidão, inchaço e coceira. Ajuda a desinfetar e fechar os poros, promovendo a rápida cicatrização de cortes, feridas e cicatrizes. É usado para aliviar a flatulência, estimular o crescimento de novas células da pele e estimular o fluxo sanguineo e a circulação, entre outras competências.


Conforme ilustrado, o oleo essencial de olibano tem a reputação de ter muitas propriedades terapêuticas. O seguinte destaca seus muitos beneficios e os tipos de atividade que acredita-se mostrar:


COSMÉTICO:
adstringente, citofilático.


ODOROSO: carminativo
, expectorante, sedativo.


MEDICINAL:
Anti - séptico, antiinflamatorio, adstringente, carminativo, cicatrizante, citofilático, diurético, emmenagogo, expectorante, tônico.



CULTIVANDO E COLHENDO oLEO DE FRANKINCENSE DE QUALIDADE
O oleo de olibano é obtido da resina da árvore Boswellia carterii ou Boswellia sacara e pode se desenvolver em um ambiente seco, rochoso e desértico, exigindo quantidades despreziveis de solo. A colheita da resina de olibano envolve os agricultores fazendo incisões na casca da árvore até que ela exale seu fluido leitoso segregado, que é expelido na forma de pequenas “lágrimas”. As gotas são deixadas para secar na árvore por dez dias, apos os quais são raspadas e dado outro periodo de tempo para endurecer completamente. Nesse estágio de secagem, a resina parece rochas minúsculas, ásperas, irregulares e translúcidas.

A qualidade da resina da árvore de olibano depende do clima, das condições ambientais e da época de colheita. A qualidade da resina pode ser determinada por seu tamanho e cor - quanto maior e mais Larissa Scharf leve a resina, maior a qualidade. Embora o Ocidente veja mais frequentemente a resina dourada ou âmbar, a resina mais pura e mais cara varia em cor do transparente ao branco ou prateado com um toque de verde claro.

Para obter resina da mais alta qualidade, a árvore é “ferida” três vezes. Cortá-lo mais do que isso pode danificar a árvore, o que requer um periodo de descanso e regeneração.



COMO É EXTRAiDO O oLEO DA FRANKINCENSE?
Na destilaria, os “cristais” de resina bruta de olibano são esmagados em po e colocados em um banho de oleo. Depois de passar por destilação a vapor ou furtherção de CO2, produz um oleo essencial agradavelmente aromático com um aroma que foi descrito como terroso ou amadeirado.

Tal como acontece com todos os outros oleos essenciais, o oleo essencial de olibano retém a estabilidade e tem uma vida útil prolongada se armazenado em local fresco e seco, longe da luz photo voltaic direta, com a tampa bem fechada.



USOS DE oLEO DE FRANKINCENSE
O oleo essencial de olibano pode ser adicionado a um difusor ou vaporizador e inalado por sua fragrância sedativa e terrosa, conhecida por melhorar o humor e combater o estresse e a ansiedade. Acredita-se que, nas práticas espirituais, o cheiro do olibano fortalece a intuição e a conexão espiritual. Algumas gotas de olibano adicionadas a um difusor ou misturadas com água para fazer um spray refrescante de ar podem eliminar bactérias transportadas pelo ar. Pulverizado em um quarto à noite, pode ajudar a atingir um estado de relaxamento e prontidão para dormir.

Apos a diluição com um oleo carreador sem perfume, o oleo pode ser absorvido pela pele por meio de aplicação topica. Em um banho relaxante, algumas gotas do oleo podem ser adicionadas para aliviar o estresse. Ao misturar olibano com outros oleos essenciais e diluir a mistura, pode ser usado em cosméticos para fazer soros faciais anti-envelhecimento caseiros naturais. Em xampus, acredita-se que sua propriedade tônica ajuda a fortalecer as raizes do cabelo.

Este oleo anti-séptico é um produto de limpeza e desinfetante o oleo de olibano caseiro natural para limpar ambientes internos, eliminar bactérias nocivas neles e desodorizar todos os cômodos da casa. Quando misturado com bicarbonato de sodio e oleo essencial de limão, cria uma substância esfregante útil para remover a gordura e deixar a área sem sujeira e aromática. Para usá-lo com um pano de prato, ele pode ser misturado com água e oleo essencial de tomilho para limpar superficies como bancadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *